Projeto Alerta Vermelho, parceria entre o Telessaúde Bahia e o Hospital Martagão Gesteira, tem como foco as cardiopatias em crianças e adolescentes.

O atendimento do paciente com suspeita de cardiopatia (congênita ou adquirida) em uma unidade de saúde não especializada pode ser um desafio para médicos generalistas. As variedades de apresentações clínicas nas diferentes faixas etárias das cardiopatias congênitas ou adquiridas trazem grande desafio diagnóstico e terapêutico. Diante desse contexto, o projeto Alerta Vermelho, mais uma parceria entre o Telessaúde Bahia e o Hospital Martagão Gesteira, foi criado para atender crianças e adolescentes (até 14 anos) como foco nas cardiopatias em crianças e adolescentes.

O atendimento ocorre por meio da teleconsultoria especializada, realizada pelo Telessaúde, que consiste na troca de informações e opiniões entre profissionais de saúde, para auxílio diagnóstico e/ou terapêutico. Para saber mais detalhes sobre esse serviço do Telessaúde Bahia, e dos seus parceiros, acesse o link https://telessaude.saude.ba.gov.br/teleconsultoria-especializada/.

Para participar do Projeto Alerta Vermelho, o profissional de saúde deve:

  • Atuar na Atenção Básica no Estado da Bahia
  • Realizar o cadastro na Plataforma do Telessaúde – http://plataformatelessaude.saude.ba.gov.br/
  • Para o encaminhamento – descrição da clínica do caso, preencher o formulário, anexar pelos menos um desses exames: RX, eletrocardiograma ou ecocardiograma.

Cardiopatias em crianças e adolescentes

As cardiopatias congênitas representam a maioria das doenças cardiológicas na infância com um grande impacto na morbimortalidade dessa população. Tem uma incidência em torno de 1 para cada 100 nascidos vivos, destes 25% terão cardiopatia crítica do período neonatal e em 85% dos casos será necessário a realização de um procedimento cirúrgico ou hemodinâmico ao longo da vida. Além disso, representam a terceira causa de mortalidade infantil. Dessa maneira, o diagnóstico e tratamento precoce são indispensáveis para uma assistência de qualidade.

Para mais informações sobre o Projeto, acesse https://telessaude.saude.ba.gov.br/alerta-vermelho/.

COMPARTILHE