Por que investir na educação em diabetes?

Os profissionais de saúde, envolvidos no cuidado com o diabetes, têm a responsabilidade de compartilhar com a pessoa com diabetes conhecimentos atuais sobre as diferentes opções de tratamento, para que esta possa estar engajada no autocuidado. De forma processual e continua, a educação em diabetes deve ser incorporada nas rotinas de serviços de saúde em todos os níveis de atenção como um dos pilares do tratamento.

A prática educativa centrada no diálogo e, na troca de saberes, valoriza o conhecimento popular e o respeito à autonomia da pessoa com diabetes no cuidado de sua própria saúde, além do incentivo à participação ativa no controle social.

Para que os processos educativos sejam abordados pelos profissionais é necessário o uso de ferramentas educativas disponíveis nos locais de trabalho, lembrando que os recursos midiáticos da internet, e das tecnologias da informação, são bem-vindos. Porém, é preciso lembrar aos profissionais de saúde que alertem às pessoas com diabetes, e seus cuidadores, quanto a origem das informações captadas on line. Com a popularização do acesso à internet há muitas informações não fidedignas ou inconsistentes e, só com uma boa abordagem educacional, eles poderão perceber os riscos e os benefícios à sua saúde.

Os profissionais precisam ser qualificados! É necessário que eles possam estabelecer uma relação empática com as pessoas com diabetes e seus cuidadores permitindo que os mesmos possam gerenciar seus desafios diários e futuros na convivência com o diabetes. Os ganhos do trabalho educativo são imprescindíveis, principalmente quando há consciência da necessidade da combinação entre: difusão do conhecimento, habilidade para planejar e lidar com a pessoa, e, ainda, a atitude para a manutenção desse processo educativo e a identificação de problemas.

Texto

Julia de Fátima Coutinho – Bacharel em Serviço Social (CRESS-SE 633) e Advogada (OAB-BA 30.924); Educadora em Diabetes e Especialista em Direito à Saúde.

Referências

SBD Sociedade Brasileira de Diabetes. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2019-2020. São Paulo: Clannad, 2019.

AMERICAN DIABETES ASSOCIATION. Disponível em: www.diabetes.org. Acesso em 01 de set. de 2017.

COMPARTILHE