O que é o dispositivo I- Port e quais seus benefícios nas aplicações de insulina?

O uso de insulina é uma realidade diária para as pessoas com diabetes que se beneficiam com a insulinoterapia para manter seus níveis glicêmicos dentro das metas.

O I-Port se trata de um dispositivo apto para administração direta de fármacos e no tocante as aplicações de insulina não há necessidade das picadas das agulhas todas as vezes que for administrá-la favorecendo à adesão ao tratamento, uma vez que há usuários de insulina que apresentam baixa adesão por diversas razões, tais como:

medo de injeções, esquema de insulinoterapia com várias aplicações diárias e uma falsa associação entre o uso de insulina e a piora ou surgimento das complicações crônicas, além das dificuldades de leitura por parte do paciente e/ou do cuidador gerando dificuldades de seguimento da orientação.

Seu formato é circular, pequeno. Apto para ser fixado na pele por um adesivo. A injeção da insulina é praticamente indolor e ocorre por meio de uma cânula que atua como porta de entrada do fármaco até o subcutâneo (SC). Não sendo necessária prescrição médica. Infelizmente não está disponível no SUS.

Seu objetivo é reduzir o número de picadas várias vezes por dia a apenas uma vez a cada três dias tornando vantagem para o usuário de insulina. Os locais de aplicação são: abdômen, parte de trás do braço, quadrante superior do glúteo e lateral externa da coxa. Canetas e a seringas de insulina podem ser utilizadas com o I-Port desde que o comprimento da agulha seja de 6 mm e 9 mm.

Com o I-Port podem ser usadas múltiplas doses de insulina, devendo-se primeiro injetar a insulina rápida e após uma hora injetar a intermediária ou ação lenta. O I- Port pode ser utilizado durante a prática de exercícios físicos ou banho sem necessidade de remoção.  

Elaboração:

Maria das Graças Velanes de Faria – enfermeira (COREN-Ba 39.834); especialista em Educação em Diabetes; Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia / Coordenadora de Educação em Diabetes e Apoio à Rede.

Referência:

https://www.medtronic.com/

PRATICAS seguras para preparo e aplicação de insulina. A SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2019-2020. Sao Paulo. Clannad.2019 p.92-93.

COMPARTILHE
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp