NRS Extremo Sul abre as novas etapas de qualificação do Acolhimento Pedagógico na Bahia

Na Região de Saúde de Porto Seguro, entre os dias 31 de maio e 02 de junho, foi realizada a Oficina de Formação de novos facilitadores municipais para o Acolhimento Pedagógico. Sob a coordenação da equipe de apoio institucional da Diretoria de Atenção Básica e com a presença de técnicos de referência da Base Regional de Saúde, a oficina ocorreu na UNOPAR de Eunápolis, contemplando os municípios de Itabela, Guaratinga, Eunápolis, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália.

O Acolhimento Pedagógico, estabelecido pela Portaria nº 475 de 20 de julho de 2021, é uma estratégia de educação permanente da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, desenvolvida pela Diretoria de Atenção Básica que, por meio de temáticas relacionadas à Estratégia Saúde da Família, busca instigar os trabalhadores a refletir sobre a Atenção Básica no SUS, promovendo a qualificação do processo de trabalho individual e da equipe como um todo.

Para Maria José Costa, coordenadora do Núcleo Regional de Saúde Extremo Sul, “O acolhimento proporciona maior comprometimento dos trabalhadores e isso se reflete na atenção aos usuários. Esse processo é de fundamental importância para a qualidade do cuidado na Atenção Básica e o fortalecimento regionalizado das redes de atenção em toda a região de saúde do Extremo Sul”.

Priscila Chaves, diretora dos programas de Alimentação e Nutrição do município de Porto Seguro, destacou que a oficina proporcionou um momento enriquecedor de trocas de experiências e compartilhamento de ideias. “Após a oficina, senti-me mais motivada a contribuir com o processo de educação permanente das equipes no município.”

Dalila Cerqueira, coordenadora da Atenção Básica do município de Guaratinga, ressaltou a importância da oficina: “Foi maravilhosa! A oficina desempenhou um papel fundamental no planejamento e capacitação da organização da Atenção Básica para melhorar o atendimento prestado às famílias, além de promover a troca de conhecimentos, vivências e experiências.”

As Oficinas de formação de facilitadores municipais acontecem na Bahia desde 2021. A partir deste momento, esses facilitadores assumem o compromisso, junto aos gestores municipais, de realizar o Acolhimento Pedagógico para todos os profissionais da Atenção Básica. Para conhecer mais sobre o Acolhimento Pedagógico, é possível acessar o BI de Monitoramento por meio do link: https://www.saude.ba.gov.br/atencao-a-saude/dab/ap/.

Abaixo a galeria de fotos