Telessaúde Bahia

O Núcleo Técnico Científico Telessaúde Bahia iniciou suas atividades em 2013, com o propósito de potencializar a resolubilidade e fortalecer a Estratégia de Saúde da Família, mediante a oferta de diversos serviços, tais como Teleconsultoria, Segunda Opinião Formativa, Tele-Educação e Telediagnóstico. Estes serviços são direcionados aos variados profissionais que compõem essas equipes. O projeto inclui o suporte especializado de profissionais da saúde, destacando-se por meio de estratégias metodológicas específicas.

O TelessaúdeBA apoia os municípios na capacitação de profissionais no uso dos seus serviços, por meio de treinamentos presenciais e a distância, além de esclarecimentos de dúvidas sobre o e-SUS. Disponível para os 417 municípios baianos, a plataforma está acessível em qualquer lugar e a qualquer hora, seja por meio de computadores fixos, portáteis ou dispositivos móveis. É simples e fácil tirar dúvidas e receber informações de forma clara, concisa com base em evidência científica, que visam à proficiência e melhoria da gestão e qualificação das equipes.

Todos os profissionais de saúde da Atenção Básica da Bahia (odontólogos, enfermeiros, médicos, técnicos e auxiliares de enfermagem e em saúde bucal, agentes comunitários de saúde, além de gestores da Atenção Básica e equipes NASF, PSE, Academia da Saúde, Consultório da Rua, e Programa Mais Médicos, cadastrados na plataforma do Ministério da Saúde (MS) podem utilizar nossos serviços:


Teleconsultoria:

Consulta realizada por profissionais de saúde registrados através de instrumentos de telecomunicação (plataforma virtual). Essa modalidade visa esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde, disponibilização de materiais educativos, questões relacionadas ao processo de trabalho e organização e gestão da Atenção Básica. A teleconsultoria pode ser assíncrona, realizada por meio de texto, ou síncrona, ocorrendo em tempo real, geralmente por meio de chat, web ou videoconferência, agendada via plataforma.

 

 Segunda Opinião Formativa:

Respostas sistematizadas às perguntas originadas das teleconsultorias, selecionadas com base em critérios de relevância e pertinência em relação às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Estas respostas são construídas a partir de revisão bibliográfica, das melhores evidências científicas e clínicas, e do papel orientador da Atenção Básica à saúde.

 

 Tele-educação:

Forma de ensino que facilita a aprendizagem, utilizando ferramentas tecnológicas e recursos didáticos sistematicamente organizados para a construção e aprimoramento de conhecimentos em saúde. São oferecidos cursos, aulas, treinamentos e capacitações presenciais e a distância, além de webpalestras e webconferências, com foco na educação permanente dos profissionais da saúde da Atenção Básica, mediados por profissionais qualificados no tema abordado.

 

Telediagnóstico:

Facilita a realização de exames de eletrocardiograma (ECG) e exames dermatológicos e a disponibilização de laudos à distância na Atenção Básica. Isso permite o acompanhamento eficiente de usuários com cardiopatias e doenças da pele, qualifica o encaminhamento por meio da plataforma nacional, representando economia para o Sistema Único de Saúde (SUS) e, sobretudo, melhoria na qualidade de vida dos usuários, uma vez que os resultados dos exames são disponibilizados em até 2 horas. A oferta nacional de Telediagnóstico inclui também educação permanente em saúde para os profissionais das equipes e saúde da família responsáveis pelo acompanhamento do usuário no município.

Navegue em nosso site para conhecer e utilizar todas as ofertas disponíveis: www.telessaude.saude.ba.gov.br