Gestora do Telessaúde Bahia participa de seminário sobre hanseníase no Brasil.

No mês de enfrentamento à hanseníase – o Janeiro Roxo, o Ministério da Saúde realizará o Seminário “Hanseníase no Brasil: da evidência à prática”, que acontecerá entre os dias 24 e 27 de janeiro, em Brasília. No dia 26 de janeiro, pela manhã, Daiana Alves, gestora do Telessaúde Bahia, estará presente na mesa “Telessaúde sobre hanseníase”, com tema “TeleHans Bahia”.

Representando o Telessaúde Bahia, a gestora abordará o TeleHans, projeto do Ministério da Saúde e OPAS, desenvolvido por meio de ações realizadas pelos Núcleos de Telessaúde da Bahia, Amazonas e Santa Catarina. Esse projeto tem como objetivo desenvolver ações de Telessaúde para apoio às equipes de Atenção Primária à Saúde no diagnóstico precoce da hanseníase, na prevenção das incapacidades e fortalecimento das ações de vigilância para a hanseníase. Para maiores informações acesse o link https://telessaude.saude.ba.gov.br/telehans/.

A execução do TeleHans é uma parceria entre a Faculdade de Medicina da Bahia, o Programa de Pós-Graduação em Medicina e Saúde FMB/UFBA, sob a coordenação da Professora Liliane Lins-Kusterer, em cooperação com o Núcleo Estadual de Telessaúde da Diretoria de Atenção Básica e o Grupo Técnico de Hanseníase da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, sendo gerenciado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (FAPEX/GEPRO).

O seminário “Hanseníase no Brasil: da evidência à prática” tem como públicos-alvo gestores de saúde (federais, estaduais e municipais), pessoas acometidas pela hanseníase, pesquisadores, profissionais da saúde, parceiros (OMS, OPAS, Conass, Conasems, Sociedades Médicas, Movimentos Sociais. Além da conscientização sobre o enfretamento da doença, esse evento é importante pela grande quantidade de novidades e inovações do tema e, dessa forma, mais do que divulgar as ações, ampliar a adequada compreensão e aplicação das mudanças na prática assistencial e de vigilância.

As inscrições estão abertas no site https://webinar.aids.gov.br/. O evento terá transmissão ao vivo no link https://youtu.be/_2XGW1EAIc8.

COMPARTILHE