Gestante com teste rápido reagente para sífilis, VDRL com titulação 1/2, sem história prévia da doença e VDRL do parceiro Negativo. Nesse caso considera-se cicatriz sorológica ou inicia tratamento por se tratar de gestante?

O teste rápido para sífilis é um teste treponêmico, ou seja, ficará positivo o resto da vida, tanto nos casos de doença ativa quanto nos casos doença pregressa, já tratada¹ ². O monitoramento do caso deve ser feito com testes não-treponêmicos (VDRL). Sua titulação é ponto crucial na definição terapêutica¹ ². Como a paciente se trata de uma gestante, o tratamento deve ser realizado imediatamente, mesmo com o VDRL com baixos títulos (menor que 1:8) ou não reagente, a menos que se tenha documentado o tratamento anterior de infecção pregressa, que sua parceria sexual atual tenha resultado negativo e que exista facilidade de dosagem do VDRL em 30 dias. Se não houver esses três pré-requisitos, a gestante deverá ser tratada como sífilis latente tardia com penicilina benzatina 2.400.000 UI a cada semana por 3 semanas consecutivas. Diante do caso mencionado, como o companheiro apresenta uma sorologia negativa, deve tratar com uma dose de bloqueio de 2.400.000 UI de penicilina benzatina.

Referências

  1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais. PROTOCOLO CLÍNICO E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS PARA PREVENÇÃO DA TRANSMISSÃO VERTICAL DE HIV, SÍFILIS E HEPATITES VIRAIS. Brasília, 2020.
  2. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. – Brasília: Ministério da Saúde, 2015.
COMPARTILHE