Gestante com resultado positivo para sífilis e relata tratamento anterior. Qual a conduta diante do caso.

A resposta para avaliar indicação de tratamento com penicilina benzatina irá depender de alguns aspectos: se o tratamento anterior está documentado e com queda de pelo menos duas titulações; se teste reagente é treponêmico ou não treponêmico.

Atenção: paciente só é considerada tratada previamente se tiver resultado documentado com queda de pelo menos duas titulações, caso contrário não considerar tratamento prévio.

Se a paciente realizou um teste treponêmico (teste rápido) com resultado reagente e apresenta um tratamento anterior comprovado à Solicitar VDLR quantitativo:

  • Se VDLR mantiver titulação equivalente ou mais baixa que a documentada no tratamento anterior, deve-se considerar cicatriz sorológica
  • Se VDLR maior que duas diluições em relação ao valor do VDLR documentado em tratamento anterior, tratar a gestante com penicilina benzatina.

No caso de um teste rápido positivo e tratamento anterior não documentado:

  • Se houver possibilidade de realizar VDLR quantitativo com brevidade, realizar tratamento com penicilina benzatina, se exame apresentar VDLR > 1:8, realizar tratamento.
  • Se não houver possibilidade de realizar VDLR, iniciar tratamento com penicilina benzatina.

Se o exame realizado foi um teste não treponêmico (VDLR) não quantitativo reagente em paciente com tratamento anterior comprovado.

  • Solicitar VDLR quantitativo. Se VDLR mantiver titulação equivalente ou mais baixa que a documentada no tratamento anterior, deve-se considerar cicatriz sorológica. Caso resultado VDLR esteja maior que duas diluições, considerar reinfecção e iniciar tratamento com penicilina benzatina

Sendo um exame de VDLR quantitativo positivo em paciente com tratamento anterior comprovado.

  • Se VDLR maior que duas titulações em relação ao valor do VDLR documentado em tratamento anterior, tratar a gestante com penicilina benzatina.

 

Referências

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Faculdade de Medicina. Programa de PósGraduação em Epidemiologia. TelessaúdeRS (TelessaúdeRS-UFRGS). TeleCondutas: Sífilis: versão digital 2020. Porto Alegre: TelessaúdeRS-UFRGS, 10 mar. 2020 [atual. 15 dez. 2020]. Disponível em: https://www.ufrgs.br/telessauders/teleconsultoria/0800-644-6543/#telecondutas-0800. Acesso em: 12, Ago 2022. 2 – Errol R Norwitz, MD, PhD, MBA Charles B Hicks, MD. Sífilis na gestação. Uptodate. 2022, Maio 03: 1-28

COMPARTILHE