Estudantes de Medicina da Universidade Federal visitaram o Telessaúde para conhecer seus serviços

Durante os dias 17 e 18 de maio, estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia tiveram a oportunidade de visitar o Telessaúde. A visita proporcionou aos futuros médicos uma perspectiva sobre as possibilidades oferecidas pela tecnologia na área da saúde.

O Telessaúde é um programa desenvolvido com o objetivo de fornecer serviços médicos à distância, utilizando recursos tecnológicos e de comunicação. Essa iniciativa tem como objetivo superar as barreiras geográficas e levar assistência médica especializada a comunidades remotas, oferecendo acesso à saúde de qualidade onde ela é escassa.

Durante a visita, os estudantes foram recebidos pela equipe de teleconsultores e outros especialistas da área da Saúde. Eles tiveram a oportunidade de conhecer os diversos serviços utilizados no Telessaúde, como a tele-educação, teleconsultoria e telediagnósticos, que permitem a realização de consultas, diagnósticos e tratamentos à distância.

Uma das áreas de destaque foi o telediagnóstico, que permite aos médicos avaliar pacientes, fazer diagnósticos e prescrever tratamentos remotamente. Os estudantes puderam acompanhar uma demonstração prática de como a teleconsulta é realizada.

Além disso, os estudantes também conheceram os projetos de educação em saúde desenvolvidos pelo Telessaúde, que visam capacitar profissionais e promover a conscientização sobre temas importantes, como prevenção de doenças e temáticas da Atenção Básica.

A visita ao Telessaúde despertou nos estudantes de Medicina uma nova visão sobre o futuro da medicina e a importância da tecnologia na prática médica.

Ao final da visita, os estudantes compartilharam suas impressões sobre a experiência, expressaram entusiasmo com as possibilidades oferecidas pelo Telessaúde e manifestaram interesse em se aprofundar nessa área durante sua formação acadêmica. Para Edmur do Amaral, estudante do terceiro período de Medicina, “Como estudante de Medicina, tive a oportunidade de explorar a telessaúde oferecida pela SESAB. Entendi sua importância em áreas como cardiologia e dermatologia, que complementam os serviços tradicionais e integram os territórios da Bahia. Percebi que a telessaúde economiza recursos e tempo, beneficiando pacientes e o Sistema Único de Saúde. Como futuro profissional de saúde, é essencial compreender essa integração e fornecer atendimento de qualidade, mesmo em áreas remotas. Um aspecto impactante da telessaúde é a possibilidade de atender pacientes em regiões distantes, como o interior da Bahia. Antes, eles precisavam se deslocar até centros regionais ou Salvador para consulta. Agora, a telessaúde simplifica e integra o atendimento, melhorando a qualidade de vida desses pacientes. Acredito que o Telessaúde é essencial, pois facilita o acesso aos cuidados médicos e considera aspectos sociais, econômicos, culturais e geográficos. Representa um avanço significativo na área da saúde e tem potencial para promover uma saúde mais acessível e de qualidade para todos os brasileiros. Como estudante da UFBA, estou entusiasmado em aprender mais sobre esse serviço”, frisou.

COMPARTILHE