Encontro entre SESAB e município de Ilhéus fortalece a atenção básica e promove parceria estratégica

Entre os dias 19 e 20 de junho, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) sediou uma importante reunião com a gestão municipal de Ilhéus, com o objetivo de discutir e planejar ações estratégicas para fortalecer a atenção básica no município.

O encontro contou com a participação de  gestores de saúde da região de Ilhéus, incluindo a subsecretária Daniella Navarro, técnicos especializados do município e o diretor da Atenção Básica do estado, Marcus Vinicius Prates, além de outros representantes das diretorias de Atenção Básica, como coordenadores, apoiadores institucionais, telessaúde e Diretoria de Gestão do Cuidado. O assessor técnico do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia – Cosems, José Cristiano Soster, também esteve presente no primeiro dia.

Os gestores de saúde do município de Ilhéus demonstraram participação ativa e engajada durante toda a reunião, cujo principal objetivo foi discutir e planejar ações específicas para aprimorar a saúde no município, com ênfase na atenção básica.

Diversos temas relevantes foram abordados nas discussões, com destaque para a ampliação do acesso aos serviços de saúde, melhoria da qualidade do atendimento, capacitação dos profissionais de saúde e implementação de estratégias inovadoras na área.

Marcus Vinicius Prates enfatizou a importância da integração entre os níveis estadual e municipal para fortalecer o sistema de saúde como um todo. Ele ressaltou a necessidade de parcerias sólidas e trabalho conjunto para alcançar resultados significativos na promoção da saúde e prevenção de doenças.

A subsecretária de saúde do município de Ilhéus, Daniella Navarro, expressou sua ansiedade e entusiasmo em estar presente nesse encontro estratégico com a SESAB, buscando estabelecer uma parceria que fortaleça a atenção básica. “Essa parceria é o principal foco da nova gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus, que busca informações para ampliar e aprimorar os serviços de atenção básica, visando oferecer maior qualidade e efetividade aos munícipes.”.

Durante os dois dias de encontro, as equipes se revezaram nas apresentações, compartilhando a realidade atual do município e traçando perspectivas de melhoria. A pactuação de ações para fortalecer a atenção básica foi uma das principais conquistas do evento. O otimismo em relação aos resultados desse trabalho conjunto é evidente, e espera-se que essa parceria traga benefícios significativos para a saúde da população de Ilhéus.

Ao final da reunião, foi estabelecido um plano de ação conjunto, com metas e prazos para a implementação das medidas e projetos discutidos. Os participantes comprometeram-se a trabalhar de forma colaborativa e empenhada para alcançar os objetivos propostos, buscando sempre o bem-estar e a saúde da comunidade ilheense.

A reunião na Secretaria de Saúde do Estado da Bahia representou um importante marco no fortalecimento das políticas de saúde em Ilhéus, ressaltando a importância do diálogo entre os diversos atores envolvidos e a busca por soluções conjuntas para os desafios enfrentados. “Com a união de esforços, espera-se que o município possa avançar ainda mais na melhoria da qualidade de vida de sua população, proporcionando uma saúde mais acessível e eficiente para todos”, reforçou Daniella.