e-SUS Bahia

Com base na experiência adquirida através da implantação e operação bem-sucedida do Telessaúde na Bahia, o Núcleo Técnico-Científico foi convidado pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia a desempenhar um papel crucial no aprimoramento do uso do e- SUS por parte dos profissionais de Atenção Básica em todo o estado. Adotando uma abordagem metodológica semelhante empregada na implementação do Telessaúde, os membros do Núcleo já conduziram diversos workshops presenciais, envolvendo milhares de profissionais de saúde de diversos municípios da Bahia desde o início das atividades em maio de 2014.

O e-SUS APS representa uma estratégia do Departamento de Atenção Básica que visa reformular a coleta e gestão de informações relacionadas à Atenção Básica em nível nacional. Essa iniciativa está em total consonância com a proposta mais ampla de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde promovida pelo Ministério da Saúde, confirmando a importância crítica da melhoria na administração de informações para melhorar a qualidade do atendimento prestado à população. A estratégia e-SUS refere-se ao processo de informatização do Sistema Único de Saúde (SUS) em busca de uma abordagem eletrônica mais eficiente.

Essa estratégia é formalizada pela Portaria nº 1.412 de 10 de julho de 2013, que institui o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), complementando o antigo SIAB. O SISAB é o sistema de informação em vigor para efeitos de financiamento e adesão aos programas e estratégias da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) do DAB/SAS/MS.

O Ministério da Saúde disponibiliza de forma gratuita os sistemas de softwares necessários para implementar a estratégia e-SUS APS: Coleta de Dados Simplificada (CDS) ou Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). Além disso, os municípios podem optar por utilizar seus próprios sistemas ou de terceiros, contanto que haja uma integração adequada com o SISAB.

Com o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), os dados enviados ao SISAB tornam-se essenciais para o repasse financeiro às equipes, por meio da capitação ponderada e dos indicadores de desempenho.

Capacitações

0
Quantidade de Agendas 2019
0
Quantidade de Agendas 2018
0
Total de Participantes 2019
0
Total de Participantes 2018
0
Municípios Atingidos 2019
0
Municípios Atingidos 2018

Tutoriais

Acompanhamento Pré Natal

Atendimento a demanda espontânea

Relatório de Atendimento Individual – PEC / e-SUS

Tutorial e-SUS: Acompanhamento pré-natal

Canais de Dúvidas

Telelefone: 71 3115-4151 ou 71 3115 -9650