Diretoria de Atenção Básica da Bahia/SESAB realiza Oficina de Acolhimento Pedagógico para municípios da região de Teixeira de Freitas.

Entre os dias 23 e 25 de maio, foi realizada a “Oficina de Acolhimento Pedagógico de Teixeira de Freitas”, promovida pela Diretoria de Atenção Básica/SESAB, com a participação de oito municípios da região. A oficina teve como objetivo capacitar novos facilitadores municipais e ocorreu no campus da Universidade Federal do sul da Bahia, sendo conduzida pelas facilitadoras Denise Diniz e Renata Lourenço, apoiadoras da Diretoria de Atenção Básica (DAB/SESAB), em parceira com técnicos do Núcleo Regional de Saúde do  Extremo Sul. A oficina faz parte da formação da 3ª turma da região e abrange os municípios de Caravelas, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Teixeira de Freitas e Vereda.

Para Marquires Aguiar, coordenadora da Atenção Básica de Teixeira de Freitas, a participação nessa oficina tem sido muito valiosa na construção de novos conhecimentos e no reconhecimento de que os serviços podem ser aprimorados cada vez mais, envolvendo os profissionais que estão na linha de frente e fazendo com que eles se sintam ainda mais parte da Atenção Básica. “O acolhimento pedagógico é uma importante ferramenta que orienta tanto a gestão quanto os serviços prestados, oferecendo uma nova perspectiva para a assistência e o gerenciamento. Estou grata pelo momento e pela troca de experiências, que venham mais oportunidades como essa.”, reforça Marquires Aguiar.

O acolhimento pedagógico, como um processo estruturante de educação permanente, é muito esperado pelas equipes de saúde e pelos coordenadores de Atenção Básica. Marcus Prates, diretor de Atenção Básica, explica que o objetivo é receber os profissionais da estratégia de saúde da família, com base em elementos pedagógicos que norteiam a própria equipe de saúde da família na Atenção Básica. Dessa forma, os diversos profissionais que fazem parte da equipe compreenderão como os processos de trabalho das equipes de saúde da família ocorrem na prática.

Joyce de Souza Fernandes, coordenadora da Atenção Básica de Vereda, afirma que a oficina é um diferencial para qualquer profissional da estratégia de saúde da família, proporcionando uma visão diferente sobre o cuidado e a promoção da saúde para a população na Atenção Primária à Saúde. Ela destaca que a oficina acolhe esses profissionais em sua essência, fornecendo subsídios para o trabalho diário. Segundo Joyce, esses têm sido dias extremamente proveitosos, com uma facilitadora maravilhosa que realmente facilita o processo de aprendizagem.

Após as oficinas, os facilitadores capacitados, juntamente com as coordenações da Atenção Básica, iniciarão suas atividades nas equipes de Saúde da Família e Atenção Primária à Saúde. Marcus Prates complementa: “Na perspectiva de que a equipe da região se torne coordenadora do cuidado e articuladora da rede de atenção à saúde, o acolhimento é um momento importante, pois inicia a equipe no território. A partir do planejamento das ações de saúde, com base no diagnóstico da situação de saúde, outras capacitações complementarão e estruturarão o processo de trabalho realizado por todas as equipes de saúde da família no território.”

A coordenadora do Programa no Estado da Bahia, Elisa Carvalho, ressalta ainda que todo o movimento de educação permanente empreendido com a iniciativa Acolhimento Pedagógico no estado, marca a valorização da qualificação como medida essencial aos trabalhadores, assim como é mais um espaço de fomento à qualidade do cuidado.

O Acolhimento Pedagógico, abrangendo todo o estado da Bahia, é desenvolvido por meio da formação de facilitadores, que, por sua vez, implementarão a iniciativa nos municípios. Para saber mais sobre o projeto, materiais e como inscrever seu município, acesse o link https://www.saude.ba.gov.br/atencao-a-saude/dab/ap/. A próxima turma de formação acontecerá na Região de Porto Seguro, entre os dias 31 de maio e 02 de junho.