Deve-se realizar qual tratamento para paciente idosa com resultado do citopatológico indicando trichomonas vaginalis?

A tricomoníase é uma parasitose sexualmente transmissível, que coloniza os epitélios do trato geniturinário de homens e mulheres. Sendo mais frequente entre mulheres, relaciona-se a alta gravidade, associando-se à complicações na gravidez, infertilidade, doença inflamatória pélvica (DIP), neoplasia intra-epitelial cervical e aumento na transmissão do HIV.

Todavia, as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) tem sido também um problema frequente entre os idosos, sendo um fator importante para um tratamento adequado.

Dessa forma, o Ministério da Saúde recomenda o uso do Metronidazol 400mg, 5 comprimidos, VO, dose única (dose total de tratamento 2g) ou Metronidazol 250mg, 2 comprimidos, VO, 2x/dia, por 7 dias.

Vale ressaltar que, o tratamento deve ser realizado conjuntamente com a parceria sexual, assim como, evitar a ingestão de álcool e suspender as relações sexuais.¹ ²

Referências

1.Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Epilepsia. Março, 2019. Disponível em: http://conitec.gov.br/images/Consultas/Relatorios/2019/Relatorio_PCDT_Epilepsia_CP13_2019.pdf

2.Brasil. Ministério da Saúde. Protocolos da Atenção Básica : Saúde das Mulheres / Ministério da Saúde, Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa – Brasília: Ministério da Saúde, 2016.

COMPARTILHE