Objetivos: Capacitar os profissionais de saúde na detecção e condução dos Eventos Adversos Pós – Vacinais (EAPV); sensibilizar para notificação; investigação oportuna dos casos de EAPV temporalmente associados ao uso das vacinas.

Carga horária: 2 horas por módulo/  8 horas total.

Público-alvo: Profissionais de saúde das equipes que atuam na Atenção Básica e  Vigilância Epidemiológica.

Declaração de participação: As declarações  de participação são individuais e serão fornecidas a partir dos dados pessoais informados durante o acesso a atividade.  Ao final do curso elas ficarão disponíveis para download nesta página.

Inscrições: Interessados em participar da capacitação podem acessar o site do Telessaúde, nos dias e horários que constam na programação. Não sendo necessária a realização de pré-inscrição!

Dúvidas ou informações: sesab.imune@saude.ba.gov.br/dab.teleducacao@saude.ba.gov.br

Programação do Curso

Acesse o PDF com a programação completa do curso

Sala de aula virtual – Orientações para uma boa experiência com a ferramenta de transmissão

1. Você pode acessar pelo computador ou dispositivo móvel, celular, tablet, notebook;
2. Utilize o navegador Google Chrome;
3. Preencha o formulário de acesso;
4. Na próxima janela clique em “Não tenho uma conta” digite seu nome completo e clique em “Entrar”
5. Aguarde um instante e seja bem-vindo a sala virtual!
6. Clique na seta disponível no centro da tela para ativar a transmissão e ative também o ícone do volume;
7. Verifique também o volume do som do computador;
8. Caso a transmissão falhe, clique na tecla F5 para atualizar a página.

Materiais e Conteúdo Programático

Módulo I : Sistema Nacional de Vigilância dos Eventos Adversos Pós - Vacinação (EAPV)

Conteúdo:

• Sistema Nacional de Vigilância dos Eventos Adversos Pós – Vacinação (EAPV)
• Conceitos gerais e definição de EAPV;
• Erros de Imunização e;
• Ficha de notificação/investigação;

PDFs da apresentação
Apresentação 1 – Sistema de Vigilância de EAPV
Apresentação 2 – EAPV ERRO
Apresentação 3 – Ficha de EAPV

Palestrantes:
Marilda Fahel – Odontóloga e referência técnica da Vigilância dos Eventos Adversos Pós-Vacinação – Divep/Sesab
Iracema Machado
Enfermeira de referência do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), Núcleo Regional de Saúde -Sudoeste

Módulo II : Eventos adversos pós vacinais locais e sistêmicos - Parte I

• Manifestações locais;
• Febre;
• Choro persistente;
• Episódio hipotônico hiporresponsivo;
• Convulsão; e
• Intussuscepção intestinal.

PDFs da apresentação:
Eventos adversos pós-vacinais locais e sistêmicos – Parte I

Palestrante:
Marilda Fahel Odontóloga e referência técnica da Vigilância dos Eventos Adversos Pós-Vacinação – Divep/Sesab

Módulo III: Eventos adversos pós vacinais locais e sistêmicos - Parte 2

• Reações após vacina BCG; e
• Reações de hipersensibilidade (tipos I, II, III e IV).

PDFs da apresentação:
BCG e eventos adversos
Reações de Hipersensibilidade tipos I, II, III e IV

Palestrantes:
Mariana Rodamilans
Médica infectologista pediátrica do CRIE-UFBA

Normeide Pedreira
Médica infectologista pediátrica, referência médica do CRIE, Núcleo Regional de Saúde – Centro-Leste.

Módulo IV: Avaliação das notificações e orientações para encerramento dos casos

Conteúdo:

Avaliação das notificações e orientações para encerramento dos casos.

PDF da apresentação:
Avaliação das notificações e orientaçõespara encerramento dos casos

Palestrante:
Observação: exclusivo para os profissionais das referências técnicas regionais