Curso Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais na Bahia

Nas próximas sextas-feiras dos meses de agosto (14, 21 e 28) e de setembro (4 e 11), das 10h às 12h,  acontecerá o curso on-line “Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) na Bahia”.

O curso é uma iniciativa da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), em parceria com todos os Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais da Bahia e o Núcleo de Telessaúde da Diretoria da Atenção Básica (DAB), que tem como objetivo contribuir na capacitação de profissionais para ampliação do acesso da população aos imunobiológicos especiais. Ministrarão o  curso profissionais enfermeiros, médicos, técnicos e sanitaristas de referência dos Crie e Secretaria Estadual de Saúde.

Público-alvo da capacitação: Profissionais que atuam nas Bases; Núcleos Regionais de Saúde; Vigilância Epidemiológica Municipal; Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o Serviço de Assistência Especializada (SAE); Serviços de Oncologia; Hospital/Maternidade, Salas de Vacina e demais serviços de saúde.

Para participar, não precisa de inscrição prévia, basta acessar o link: https://bit.ly/cursocrie. Será disponibilizada declaração aos participantes ao final do curso no site do TelessaúdeBA.

Acesse o Conteúdo Programático e currículo das facilitadoras

Assista às gravações disponíveis dos Módulos do Curso

Módulo 01 –  Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).

1. Conceito;  Histórico; Objetivo; Portaria;
  2. CRIE na Bahia – avanços e perspectivas para atendimento;
  3. Diferenças entre os calendários;
  4. Importância da triagem clínica e avaliação dos critérios de elegibilidade.

Palestrantes:

Carla de Matos Santos – Enfermeira do CRIE DIVEP/SESAB.

Vânia Rebouças Barbosa – Coordenadora de Imunizações e Vigilância Epidemiológica de Doenças Imunopreveníveis da Bahia CIVEDI/DIVEP.

Módulo 02 – Imunobiológicos Especiais – Parte I.

1. Conceitos gerais de imunização;
  2. Indicação por vacina disponibilizada;
  3. Indicação de imunoglobulinas.

Palestrante:

Iracema Machado- Enfermeira do CRIE NRS Sudoeste Vitória da Conquista.

Módulo 03 –  Imunobiológicos Especiais – Parte II.

1. Considerações gerais para a vacinação de doentes crônicos, imunocomprometidos e imunossupressos;
2. Registros de imunobiológicos especiais no e-SUS AB ou SIPNI.

Palestrantes:

Iracema Machado – Enfermeira do CRIE NRS Sudoeste  Vitória da Conquista.
Moacir de Santana Jorge Filho – Técnico de Sistemas de Informação da  DIVEP /SESAB.
Ludmila Monfort Oliveira Sousa-  Sanitarista DAB/SESAB.

[DESATUALIZADO] – Módulo 04- Implantação do FormSUS para solicitação de imunobiológicos especiais
na Bahia.

1.1 Conceito;
1.2 Vantagens;
1.3 Como utilizar o FormSUS;
1.3.1 Cadastro de usuários;
1.3.2 Inclusão, exclusão, alteração das solicitações pelos NRS/BRS e relatórios;
1.3.3 Como ficará o fluxo de solicitação de imunobiológicos especiais no estado a partir da implantação do FormSUS?

Palestrante:

Ana Paula Silva Santos –  Enfermeira Sanitarista. Referência do CRIE NRS Centro Leste Feira de Santana.

Módulo 05- Discussão de casos clínicos

Palestrante:

Fábio Amorim – Médico Infectologista do CRIE do  Instituto Couto Maia.
Jacy Andrade –  Médica Infectologista do CRIE-UFBA. Professora curso de Medicina da UFBA.
Mariana Rodamilans – Médica Infectologista pediátrica do  CRIE-UFBA.
Normeide Pedreira – Médica Infectologista Pediatra. Referência médica do CRIE NRS Centro- Leste, Feira de Santana.
Rafaela Rolim – Médica Pediátrica do CRIE-UFBA.