Cuidados com a higiene bucal na primeira infância.

Cristiane Nascimento Moura

O ministério da Saúde (MS) incluiu na rede de atenção básica o direito ao pré-natal odontológico que deve estar inserido no plano de cuidados da gestante, a fim de prevenir e solucionar problemas de saúde oral que aconteçam durante a gestação e vai promover a sua própria saúde e qualidade de vida do bebê. Sendo assim, durante a gestação além de realizar acompanhamento do pré-natal com médico/enfermeiro, também é importante o atendimento odontológico específico2.

Diante desse contexto, é de grande importância que a mulher durante a gestação passe a ter hábitos saudáveis na alimentação e no cuidado com a higiene bucal5, pois, a gestante deve manter cuidados com a cavidade oral a fim de prevenir, entre outras situações, a doença cárie, já que os hábitos e/ou estilo de vida dos pais são geralmente reproduzidos pelos filhos1.

O aleitamento materno é muito importante para a saúde oral porque favorece o crescimento e o desenvolvimento craniofacial, protege contra a maioria das infecções, fortalece o vínculo afetivo entre o binômio (mãe/bebê) além de contribuir para uma boa sucção, deglutição, respiração, mastigação e fala 2,4,5.

A amamentação é considerada um período extremamente importante para a mãe e o bebê, e deve ser estimulada exclusivamente até o sexto mês de vida 2. Com isso a Sociedade Brasileira de Odontopediatria e o Ministério da Saúde recomenda que a limpeza oral seja realizada antes mesmos da erupção dental, onde orienta-se a limpeza da gengiva do lactente com uma escova de cerdas macias ou com uma gaze/tecido limpo embebida em água filtrada depois de cada mamada2,5.

A partir da erupção dos primeiros dentes do bebê, já pode realizar a escovação duas vezes ao dia com dentifrício fluoretado em pequena quantidade2,5. Nesse período, é comum o aparecimento de salivação abundante, diarreia, aumento da temperatura, agitação e falta de apetite. Porém, não necessariamente esses sintomas são devidos ao aparecimento dos dentes, sendo necessária uma avaliação para excluir outras causas2,7.

Conforme exposto sobre os cuidados com a higiene bucal do bebê, é importante reforçar essas orientações com o intuito de prevenir a Candida albicans, mais conhecida como sapinho, que são lesões brancas de aspecto cremoso no interior da boca que podem ser evidenciadas como um crescimento excessivo de fungos. É uma condição comum nos recém-nascidos, pois nesta fase o sistema imunológico não está completamente desenvolvido possibilitando o aparecimento de algumas afecções3.

A Candidíase pode causar problemas para sugar ou mamar, juntamente com irritabilidade e agitação. Para prevenir a Cândida oral o profissional de saúde deve orientar a realização da higiene bucal a cada mamada, com um pano suave enrolado em um dedo e umedecido com água limpa. Além orientar quanto à fervura de chupetas, utensílios e brinquedos que o bebê coloca na boca diariamente. Quanto ao diagnóstico e tratamento da Candidíase, deve se procurar ajuda de um profissional habilitado, e o tratamento de ser realizado com a mãe e o bebê ao mesmo tempo4.

Neste sentido, é importante o trabalho interdisciplinar quanto aos aspectos da saúde bucal no atendimento do ciclo gravídico e puerperal, ressaltando a importância do conhecimento através da troca de informações, possibilitando as diversas atuações profissionais por meio de ações integradas seja na promoção da saúde, na prevenção ou na reabilitação, respeitando as necessidades reais da mulher e do bebê.

Referências:

  1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. A saúde bucal no Sistema Único de Saúde [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2018. 350 p.: il. Disponível em: < https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_bucal_sistema_unico_saude.pdf>. Acesso em:11/08/2021.
  • Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde Bucal / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2006. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2006. Disponivel  em: < file:///C:/Users/cristiane.moura/Downloads/caderno%20de%20saude%20bucal.pdf>. Acesso em: 05/082021.
  • Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 2. ed. atual. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014. Disponicel em:<https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_saude_recem_nascido_v1.pdf>. Acesso em: 04/08/2021.
  • Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual de especialidades em saúde bucal / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2008. 128 p. : il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos). Disponível em:https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_especialidades_saude_bucal.pdf. Acesso em: 11/08/2021.
  •  Associação Brasileira de Odontopediatria. Manual de referência para procedimentos clínicos em Odontopediatria. Higiene bucal em recém-nascido. São Paulo. 2021. Disponível em:< https://abodontopediatria.org.br/saude-bucal-do-bebe/>.  Acesso em: 04/08/2021.

7.       Sociedade Paranaense de Pediatria. Guia de orientação bucal nos primeiros anos de vida. 1. Saúde bucal – lactentes – manuais, guais e etc. 2. Alimentos para bebes. 3. amamentação. I. Pinto, Leila maria Cesário Pereira. II. Maluf, Eliane Mario Cesário Pereira. III. Closs, Claudete. IV.  V. Conselho regional de odontologia do Paraná. 2018. Disponível em: <http://www.cropr.org.br/uploads/arquivo/90bee6d53057e0695508064d3392ccef.pdf>. Acesso em:05/08/2021.

Colunista:

Cristiane Nascimento Moura – Enfermeira pela Unifacs; Especialista em Saúde Coletiva e Comunitária; Residente em Saúde da Família pela FESF- BA.

Contato: moura.cristiane@ymail.com

COMPARTILHE