Com programação nesta terça-feira (9) e na quarta-feira (10), a Conferência Livre discute desafios da Atenção Básica e Vigilância em Saúde no combate à fome. O evento, que é realizado pela Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (SUVISA/SESAB) e pela Diretoria de Atenção Básica (DAB/SESAB), ocorre de forma híbrida, no auditório do Gran Hotel Stella Maris e também online, e as inscrições, para a modalidade virtual, podem ser feitas por meio do link https://forms.office.com/r/6zpFFDNeSN.

A conferência teve abertura às 14h, com a palestra “A fome no plano das emergências de saúde pública: um desafio para a vigilância em saúde e atenção básica”, ministrada pela Profª Drª Sandra Chaves. Em seguida, acontece a mesa redonda “A Bahia que temos e a Bahia que queremos no âmbito das emergências em saúde: os desafios para as vigilâncias e atenção básica”, com a participação dos palestrantes: Profª Drª Carmen Teixeira, George Santiago Dimech, Thiago Campos, Kelly Poliany Alves e Maria Cecília Brito.

“A importância da Atenção Básica, nesse movimento de Conferência Livre, é fortalecer a democracia livre, a participação do controle social e o enfrentamento da insegurança alimentar. É um movimento de integração e interação com a Vigilância; integração que estamos tentando construir a nível municipal e estadual. As ações de vigilância epidemiológica, as ações de vigilância do trabalhador, vigilância laboratorial, todas têm a atenção básica como transversal”, afirma Daniele Machado, sobre a participação da Diretoria de Atenção Básica na conferência.

No segundo dia da conferência, a partir das 8h30, serão realizadas discussões em seis eixos temáticos, totalizando 18 propostas a serem apresentadas para votação na plenária final, sendo que cinco delas serão encaminhadas para a 11º Conferência Estadual de Saúde. Sobre a importância da equipe de Atenção Básica estar presente na discussão desses eixos, Daniele Machado reforça que “é imprescindível que a Atenção Básica faça parte desse movimento, tenha voz, ação e proposta. Que consiga construir uma proposta que integre os eixos de desprecarização de vínculos, educação permanente, e expansão de cobertura, para que possamos operacionalizar a nível estadual e fortalecer e fomentar as mesmas discussões a nível municipal”.

A participação de trabalhadores da Atenção Básica nesse evento, de forma presencial e virtual, é vista como primordial para Marcus Prates, diretor da Atenção Básica. “Primeiro, porque esse momento faz com que os trabalhadores da Atenção Básica e trabalhadores da Vigilância em Saúde saiam da proposta teórica de integrar e partam para a prática; segundo, porque as equipes da Atenção Básica têm uma capilaridade muito grande no território e são pessoas fundamentais no combate à fome, principalmente porque vão identificar as famílias que estão em insegurança alimentar, em situação de fome e, desse modo, juntamente com a Secretaria de Ação Social e a Secretaria de Saúde dos seus municípios, possam propor ações de combate e erradicação à fome, que é uma situação que está instalada em nosso país”, justificou Prates.

O evento será finalizado às 17h da quarta-feira, com a eleição dos delegados.