Como identificar o pé isquêmico?

A doença arterial obstrutiva periférica (DAOP) tem grande importância na prática dos cuidados em saúde, uma vez que pode evoluir para amputação do membro ou óbito, principalmente nos casos de infecções graves.

A avaliação deve ser iniciada por uma anamnese completa, considerando os antecedentes do paciente, além de exame físico criterioso. O paciente queixa-se de dor nas panturrilhas ao andar, ou posiciona a perna de forma pendente no leito para alívio da dor (postura essa que não resolve – pois o membro acaba edemaciado piorando o quadro). Sinais como pele seca, descamativa, ausência de pelos, atrofia da musculatura (assimetria), palidez, frialdade, cianose plantar e redução ou ausência de pulsos caracterizam o quadro isquêmico.

A palpação dos pulsos dos membros inferiores é de extrema importância, sendo que a ausência destes (pedioso e tibial posterior) define quadro de DAOP. A presença de úlcera, neste caso uma lesão trófica e de fundo pálido, indica a necessidade de revascularização do membro previamente à realização de qualquer tipo de desbridamento ou tratamento cirúrgico local da úlcera, caso contrário, a manipulação da mesma pode levar a aumento da área de lesão, considerando que o tecido apresenta isquemia significativa, provavelmente sem condições de evoluir para cicatrização.

Para o diagnóstico de isquemia de membro inferior é também necessário aferir as medidas tradicionais que avaliam a macrocirculação, como o índice tornozelo-braquial (ITB).

Diante de um paciente que possua um pé com características de isquemia, avaliação mais detalhada com exames de imagem ou intervenções devem ser implementadas de imediato, para que não haja perda de membro ou até mesmo óbito.

Dra. Luciana Macedo Miranda – CIRURGIA GERAL – RQE Nº 9557, CIRURGIA VASCULAR – RQE Nº 12097- Especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular, membro da equipe de Angiologia e Cirurgia Vascular do CEDEBA.

REFERÊNCIAS

Consenso no Tratamento e Prevenção do Pé diabético, 2020.

International Diabetes Federation. IDF Diabetes Atlas. 9. ed. Brussels: International Diabetes Federation, 2019.

COMPARTILHE