Como a Atenção Básica pode conduzir casos de crianças que vão às unidades para acompanhamento do programa social, mas estão com a caderneta de vacinação desatualizada?

Considerando a condicionalidade do Programa Bolsa Família como uma oportunidade para promover o acesso aos serviços de saúde, em vez de uma medida punitiva. O programa visa garantir o acesso aos direitos essenciais, e, dentro dessa perspectiva, as condicionalidades podem ser utilizadas de maneira estratégica para identificar crianças com vacinas desatualizadas e oferecer a elas a oportunidade de atualizar seu calendário vacinal.

Esses momentos de acompanhamento do Bolsa Família podem ser encarados como oportunidades valiosas para a educação em saúde.

Durante as consultas de peso, os profissionais de saúde podem orientar as famílias sobre a importância do calendário vacinal em dia e esclarecer quaisquer dúvidas que os pais possam ter sobre a vacinação de seus filhos. Além disso, é fundamental adotar estratégias adicionais para promover a vacinação regular, mesmo fora das consultas do Bolsa Família. Isso inclui campanhas educativas, agendamento de vacinação em horários flexíveis para atender às necessidades das famílias e o envio de lembretes sobre os dados de vacinação.

Vale ressaltar a  importância de estabelecer parcerias com escolas e líderes comunitários para ampliar a conscientização sobre a vacinação e criar um ambiente de apoio à atualização do calendário vacinal.

Referência

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual de orientações sobre o Bolsa Família na Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 3. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010. 68 p. : il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) ISBN 978-85-334-1665-9 1. Política social. 2. Saúde pública. I. Título. II. Série.