Projeto Alerta Amarelo

O projeto é uma proposta da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (LABCMI), em parceira com o Telessaúde Bahia, e tem como principal objetivo capacitar profissionais da rede de Atenção Primária à Saúde (APS), dos municípios do estado da Bahia, para que possam identificar precocemente doenças do fígado em crianças e, em seguida, poder encaminhá-las para tratamento. A capacitação e oferta de telemonitoramento tornam possível a identificação e encaminhamento em tempo hábil dos casos, visto que o melhor período para o tratamento cirúrgico é dentro dos primeiros dois meses de vida, evitando ou postergando a necessidade de transplante hepático.

Essa proposta de telemonitoramento das icterícias colestáticas em todo o estado propõe, além da teleconsultoria, o encaminhamento dos casos às unidades de saúde ligadas a LABCMI: o Hospital Martagão Gesteira e Hospital Estadual da Criança (HEC).

O que é atresia de vias biliares?

A atresia de vias biliares (AVB) é uma doença do fígado e ductos biliares que ocorre em recém-nascidos (RN). Na grande maioria das vezes, o RN nasce completamente saudável, sem malformações congênitas e o processo obliterativo da via biliar acontece ao longo dos dias, gerando os sintomas clínicos de colestase, manifestada por icterícia prolongada (além  de 14 dias de vida), associada ou não a colúria e acolia fecal. A atresia de vias biliares extra-hepática é a principal causa de transplante hepático pediátrico no Brasil e no mundo.

Serviço de “navegação de pacientes”

Modalidade na qual uma enfermeira navegadora acompanha todas as etapas do cuidado, desde a captação do paciente, com o intuito de agilizar o diagnóstico e o início do tratamento.O serviço traz o benefício da aproximação de profissionais da Atenção Primária à Saúde aos centros especializados, com o apoio da navegação e de especialistas do Hospital Martagão Gesteira e Hospital Estadual da Criança na transposição das barreiras ao acesso ao cuidado e articulações em prol da resolutividade dos casos, conferindo um melhor prognóstico e qualidade de vida para estes pacientes.

Publicações

Vídeos