A pessoa com diabetes e o uso de sandália de tirinha. O que considerar?

Nossos pés devem ser bem cuidados diariamente principalmente para aquelas que tem diabetes já que podem desenvolver possíveis complicações – Pé Diabético.

Mas, há como preveni-lo adotando estilo de vida saudável com prática regular de exercícios físicos, alimentação equilibrada, evitar o consumo de tabaco além de manter as metas de glicemias individualizadas dentro do alvo. Assim, podemos afirmar que nem todo pessoa com diabetes terá as temidas neuropatias.

Entretanto, uma em cada quatro pessoas que convivem com o diabetes irá desenvolver a úlcera do Pé Diabético, sendo que em 85% dos casos, a amputação decorrente da úlcera pode ser evitada segundo publicações das Sociedades Científicas. Essas amputações são precedidas de ulcerações que podem ter consequência a perda de sensibilidade na região periférica dos pés além de comprometimento da parte biomecânica do nosso corpo (sustentabilidade e estrutura).

Sendo nosso país tropical é muito comum o uso de sandálias de tirinhas (em casa, na praia, em festas …) Entretanto, não são recomendáveis para as pessoas com diabetes. Sabe por quê? Os pés descobertos são susceptíveis ao trauma ( topadas, impacto de objetos perfuro-cortantes, etc…) além desse modelo anatômico não amortecer o impacto no solo e estabilidade na “propulsão” sendo arrastadas prejudicando ainda mais as zonas de pressão nos pés, possivelmente, já alteradas levando o surgimento de lesão interdigital, consequentemente, uma porta de entrada para infecção!

A escolha de um calçado deve ser ato prazeroso mas deve obedecer aos requisitos que previnam danos aos pés mesmo quando os mesmos estejam considerados saudáveis.

Elaboração:

Maria das Graças Velanes de Faria – enfermeira (COREN-Ba 39.834); especialista em Educação em Diabetes; Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia / Coordenadora de Educação em Diabetes e Apoio à Rede.

Referências

Link de acesso Brazilian-Portuguese-translation-IWGDF-Guidelines-2019.pdf (iwgdfguidelines.org).

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2019-2020. Avaliação, prevenção e tratamento do pé diabético. São Paulo. Clannad.2019 p.338-3.

COMPARTILHE